top of page

A prática baseada em evidências

O termo "baseado em evidências", cada vez mais utilizado no campo da saúde mental, foi cunhado pelo falecido e insigne médico David Lawrence Sackett, na McMaster University (Canadá), sendo popularizado rapidamente na literatura médica a partir de 2001 - evidence-based medicine.  

O termo resume uma postura de prática médica em que a decisão clínica é tomada com base em resultados de pesquisas de melhor qualidade metodológica, assim como aferições mais favoráveis com relação à eficácia e segurança.

 

Neste mister, as práticas baseadas em evidências constituem atitude clínica orientada pelos conceitos da epidemiologia e estatística, todavia, sem desconsiderar o elemento interpretativo do profissional, com base em sua experiência, seus valores humanos e sua impressão sistêmica acerca do caso, de vez que muitas questões clínicas importantes ainda não encontram evidências objetivas suficientes que integralmente subsidiem a tomada de decisão profissional.

The-Sackett-hierarchy-of-evidence-26-and-sources-of-nonscientific-evidence-Reproduced.png

David Sackett (1934 - 2015) fundou o primeiro departamento de Epidemiologia Clínica do Canadá (McMaster University, Ontario) e o  Oxford Centre for Evidence-Based Medicine, cuja classificação de recomendações diagnósticas e terapêuticas em níveis de evidência e grau de força de recomendação é a bas para todas as outras semelhantes em uso na medicina.

Leitura recomendada: Users' guides to the medical literature: essentials of evidence-based clinical practice. JAMAevidence, McGraw Hill Education, 3rd Edition, 2015. 

bottom of page